Marketing Digital: 7 termos que você deve conhecer!


O Marketing Digital vem se tornando uma ferramenta cada vez mais eficaz e poderosa na hora de promover empresas e negócios.

A definição de marketing é muito simples: buscar promover o produto e atrair clientes. No marketing digital é igual, porém usando a internet.

Como em todas as áreas, o marketing digital possui praticante uma linguagem própria, rica em termos.

Para facilitar a vida de quem está começando agora, listamos os 7 termos mais usados no marketing digital e a sua importância.

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Termos mais usados no Marketing Digital

1- PERSONA

A persona é representação semifictícia de um comprador ou cliente ideal. Esse perfil é traçado baseado em clientes reais do seu negócio, auxiliando nas estratégias de marketing digital, posteriormente.

A persona é diferente de público-alvo, pois seria exatamente um arquétipo de um cliente com informações sobre o seu comportamento e vontades.

Para definir a sua persona, busque informações de seus atuais clientes, como informações pessoais (se é casada, tem filhos, idade, etc.), qual seu trabalho, seus desafios e objetivos, e a forma como consome informações (mídias sociais, sites, etc.).

Com base nessas informações você saberá qual tipo de anúncio deve ser feito, as redes sociais que devem ser usadas, a linguagem que seu negócio deve ter, qual tipo de conteúdo ideal para ser oferecido e muitas outras vantagens! 

2 – SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (Otimização de mecanismo de busca). São melhorias que podem ser feitas tanto na estrutura da página quanto no seu conteúdo, assim, ganhando posições dentro dos mecanismos de busca, como o Google.

Para o SEO ser eficiente, deve-se utilizar palavras-chaves (termos de busca mais pesquisado) que você pode encontrar no Google Keywords, produzir um material original e adequado a palavra-chave.

3 – LANDING PAGE

Traduzindo ao pé da letra, significa página de aterrissagem. Basicamente, é uma página que serve como a porta de entrada para o seu site.

Dedicada exclusivamente para uma oferta, como um material gratuito ou produto, em troca de algo.

Essa troca pode ser tanto um contato (e-mail) quanto dinheiro em caso de venda. Essa etapa é muito importante e tem que ser pensada com cuidado, pois é com a landing page que terá conversão de potenciais clientes.

4 – LEAD

Lead é todo cliente em potencial, conquistados através da landing page.

Grande parte das ações do marketing digital tem como objetivo conquista-los, conseguindo o nome e o e-mail para alimentá-lo com conteúdo.

O lead só oferece o contato se realmente estiver interessado na sua empresa e no seu produto, por isso é importante trabalhar essa parte com maior atenção, já que todo lead é um potencial cliente.

5 – FUNIL DE VENDAS

O funil de vendas é um processo estratégico para conduzir e acompanhar as pessoas, desde do momento que elas entram no seu site para conhecer o conteúdo até a decisão final de comprarem o produto.

É representada por uma pirâmide investida onde estão os processos de venda, que são:

  • Topo do Funil (ToFu): O topo do funil é a parte mais ampla do funil, onde são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de tornar o visitante em lead.

 

  • Meio do Funil (MoFu): Com o cliente já demonstrando interesse no seu produto é hora de produzir conteúdo mais aprofundado, buscando fortalecer o relacionamento com o cliente e gerar mais autoridade para a empresa.

 

  • Fundo do Funil (BoFu): Estágio final do processo, é onde o lead já está pronto para realizar a compra. Nesse caso, o material deve mostrar estudos de caso, tirar dúvidas e quebrar objeções, mostrando para o cliente que a sua opção é a melhor para ele.

6 – AUTORESPONDER

O AutoResponder é um sistema automatizado que para envio de mensagens, via e-mail ou Facebook.

Toda vez que o lead se cadastra na sua página, ele recebe uma série de e-mails pré-programados durante alguns dias da semana, sem que você precise enviar um em um.

Porém, é uma estratégia que deve ser utilizada com cuidado. Se for utilizada com exagero, o e-mail se torna spam e o usuário perde o interesse no seu serviço.

7 – FACEBOOK ADS

É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja divulgar o seu produto na maior rede social do mundo. Os anúncios são pagos, porém possuem alta taxa de conversão.

Além disso, com o Facebook Ads você consegue escolher as características especificas do seu público-alvo para aumentar a eficácia dos seus anúncios e fazer testes para saber qual anúncio foi mais efetivo.

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Marketing Digital

Esse glossário de marketing digital que preparamos são com os termos mais utilizados pelos profissionais da área.

Foi pensando especialmente em você que está começando na área e deseja conhecer estratégias para ampliar o seu negócio.

Agora que você já conhece esses termos, é hora de pensar e estruturá-los para pensar na sua próxima estratégia.

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